Começam nesta segunda-feira (26) as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Os candidatos têm até o dia 6 de junho para se inscrever por meio da Página do Participante, disponível em enem.inep.gov.br/participante.
O Ministério da Educação não divulgou o horário exato do início do procedimento. Mas tomando como base as inscrições do ano ado, pode-se dizer que os candidatos poderão realizar as suas aplicações a partir do final da manhã de hoje.
A edição deste ano traz mudanças importantes, especialmente para estudantes do último ano do ensino médio e para quem busca o certificado de conclusão da etapa.
O que muda no Enem 2025
Em relação ao que aconteceu nos anos anteriores, o Enem deste ano deve ar por algumas mudanças gerais. Veja abaixo quais são elas:
- Pré-inscrição automática para alunos do 3º ano:
Alunos regularmente matriculados no 3º ano do ensino médio já estão pré-inscritos automaticamente. Eles devem apenas ar o site do Enem, confirmar os dados e escolher a língua estrangeira da prova (inglês ou espanhol).
- Certificação do ensino médio:
O Enem volta a valer como prova de certificação para maiores de 18 anos que ainda não concluíram o ensino médio. Essa função havia sido retirada em 2017, quando ficou restrita ao Encceja.
Sobre a inscrição
De acordo com as informações dispostas no edital, o valor da taxa de inscrição é de R$ 85 para quem não conseguiu isenção. O pagamento pode ser feito por boleto, PIX ou cartão de crédito e deve ser efetuado até 11 de junho.
Vale lembrar que mesmo os estudantes da rede pública e outros que obtiveram isenção da taxa precisam se inscrever dentro do prazo.
As datas e a estrutura do Enem 2025
A aplicação segue o formato tradicional, dividida em dois domingos. No entanto, em três cidades do Pará, o cronograma será diferente:
Provas regulares:
- Dias: 9 e 16 de novembro
- Locais: todo o Brasil, exceto em três cidades do Pará
Exceções:
- Dias: 30 de novembro e 7 de dezembro
- Locais: Belém, Ananindeua e Marituba (PA)
Primeiro dia (9 de novembro):
- 45 questões de Linguagens (40 de português + 5 de inglês ou espanhol)
- 45 questões de Ciências Humanas
- Redação
Segundo dia (16 de novembro):
- 45 questões de Matemática
- 45 questões de Ciências da Natureza
Os horários da aplicação da prova (sempre no horário de Brasília)
- Abertura dos portões: 12h
- Fechamento dos portões: 13h
- Início das provas: 13h30
- Término das provas: Primeiro dia: 19h // Segundo dia: 18h30
Enem
Como dito, o Exame Nacional do Ensino Médio é o maior vestibular do país. Ele funciona atualmente como a principal porta de entrada para o ensino superior no país, seja em instituições públicas ou mesmo privadas.
Vale lembrar, por exemplo, que o Enem serve de base para a concessão de bolsas em universidades. Programas como Prouni, Sisu e Fies levam em consideração a nota alcançada pelo estudante.
Nos últimos anos, o Enem ou por diversos governos diferentes, mas conseguiu manter basicamente o mesmo formato de vestibular. É importante destacar que, durante todo esse tempo, as faculdades e universidades tiveram autonomia para usar a nota do exame da maneira que desejassem.
Bolsa para quem fez o Enem
O ministro da educação, Camilo Santana confirmou em entrevista recente que o governo federal começou a pagar um novo auxílio mensal para os estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano de 2024.
Trata-se do Pé-de-meia licenciatura. A ideia é realizar pagamentos de R$ 1.050 por mês para os estudantes que realizaram o Enem do ano ado e que escolherem licenciatura através do sistema do Sisu desse ano de 2025.
Camilo Santana argumentou que o lançamento oficial do novo benefício será benéfico para os estudantes. Recentemente, ele lançou uma campanha de comunicação na televisão para que os estudantes soubessem que o programa já está disponível.