Se você faz parte do grupo de trabalhadores que optou pela modalidade do saque-aniversário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), já pode começar a se programar para o recebimento dos saldos de 2025, antes mesmo da chegada do ano novo.
De acordo com as informações do governo federal, a lógica de pagamentos do saque-aniversário do FGTS para o ano de 2025 seguirá basicamente a mesma. A ideia é liberar o saldo por um período de três meses para cada trabalhador.
A modalidade de saque
O empregado que opta pelo saque-aniversário do FGTS, a a ter o direito de sacar a quantia todos os anos sempre no mês de seu aniversário e nos dois meses seguintes.
Imagine, por exemplo, que um trabalhador nasceu no mês de janeiro. Nesse caso, o saldo estará disponível para saque nos meses de janeiro, fevereiro e março.
Já para quem nasceu no mês de março, o saque-aniversário do FGTS estará disponível nos meses de março, abril e maio, e assim sucessivamente até o final do ano.
O trabalhador que opta pelo saque-aniversário do FGTS, no entanto, perde o direito de sacar a quantia em momentos emergenciais, como em uma demissão sem justa causa, por exemplo.
O calendário do saque-aniversário de 2025
Seguindo a lógica, esse é o calendário oficial de pagamentos do saque-aniversário do FGTS para o ano de 2025, de acordo com as informações do Ministério do Trabalho:
- Nascidos em janeiro – saque de 2 de janeiro a 28 de março;
- Nascidos em fevereiro – saque de 3 de fevereiro a 30 de abril;
- Nascidos em março – saque de 3 de março a 30 de maio;
- Nascidos em abril – saque de 1º de abril a 30 de junho;
- Nascidos em maio – saque de 2 de maio a 31 de julho;
- Nascidos em junho – saque de 2 de junho a 29 de agosto;
- Nascidos em julho – saque de 1º de julho a 30 de setembro;
- Nascidos em agosto – saque de 1º de agosto a 31 de outubro;
- Nascidos em setembro – saque de 2 de setembro a 29 de novembro;
- Nascidos em outubro – saque de 1º de outubro a 30 de dezembro;
- Nascidos em novembro – saque de 3 de novembro a 31 de janeiro de 2026;
- Nascidos em dezembro – saque de 1º de dezembro a 28 de fevereiro de 2026.
Fim do saque-aniversário do FGTS
Desde que assumiu a pasta do Ministério do Trabalho, o ministro Luiz Marinho vem dizendo que vai trabalhar para acabar com o saque-aniversário do FGTS. Ele argumenta que esse sistema seria injusto com os trabalhadores.
Em entrevistas recentes, concedidas no decorrer deste ano de 2024, o ministro disse que enviaria ao congresso o projeto de lei que substituiria o saque-aniversário do FGTS por uma espécie de consignado. Contudo, o fato é que o ano chegou ao fim e o ministro não enviou nenhum documento como esse.
Pedido de associações sobre o saque-aniversário
Algumas instituições e associações representativas estão se manifestando contra o fim do saque-aniversário. Na última semana, por exemplo, a Associação Brasileira de Internet (Abranet), a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e a Zetta (que reúne fintechs como Nubank e Mercado Pago) enviaram uma carta ao presidente Lula para tratar sobre o assunto.
Na carta em questão, as organizações argumentam que a medida seria prejudicial para milhões de trabalhadores, sobretudo os negativados, que utilizariam o dinheiro do saque-aniversário para pagar as suas contas.
“As associações reconhecem os esforços do governo em criar linhas de crédito mais íveis e expressam apoio à introdução do consignado privado como uma alternativa. No entanto, destacam que essa linha de crédito não atenderia todos os trabalhadores, muitos dos quais não têm o ao crédito consignado tradicional ou necessitam de mais de uma opção.”.