Se você tem ensino médio completo e busca uma vaga no serviço público, é preciso ter atenção: O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está prestes a abrir dois processos seletivos simplificados que somam 9.580 vagas temporárias em todo o país.
As oportunidades serão para os cargos de Agente de Pesquisas e Mapeamento (APM) e de Supervisor de Coleta e Qualidade (SCQ).
Essas duas funções já fizeram parte de seleções anteriores e costumam atrair muitos candidatos por conta da estabilidade e da jornada de trabalho fixa.
O que se sabe até aqui sobre o novo concurso
Embora os editais ainda não tenham sido divulgados, o IBGE publicou nesta terça-feira (15) o Aviso de Contratação no Portal Nacional de Contratações Públicas (PN).
Na prática, essa publicação convida instituições organizadoras para enviarem propostas até o dia 5 de maio. A expectativa é que a empresa seja escolhida por dispensa eletrônica, considerando o menor preço.
A divisão das vagas
Considerando que as informações já prestadas sejam oficialmente confirmadas, assim ficaria a divisão de vagas para o novo concurso do IBGE:
- 8.480 vagas para Agente de Pesquisas e Mapeamento;
- 1.100 vagas para Supervisor de Coleta e Qualidade
Ambos os cargos exigem ensino médio completo. No caso de supervisores, há ainda a exigência de CNH (categoria B, provisória ou definitiva) dentro do prazo de validade.
Quando as provas ocorrem
O cronograma preliminar indica que os editais devem ser publicados nos próximos meses e que as provas ocorrerão ainda em 2025. Por isso, os interessados já devem começar a se preparar.
Os aprovados começam a trabalhar em novembro, segundo o próprio IBGE.
As avaliações serão compostas por prova objetiva com 60 questões de múltipla escolha, com apenas uma alternativa correta por pergunta.
Os conteúdos, no entanto, ainda serão definidos. Até lá, os interessados podem se basear nos temas que caíram na última seleção, ocorrida em 2023.
A prova do IBGE em 2023
Para facilitar neste processo de estudo inicial, separamos abaixo todo o conteúdo exigido nas provas mais recentesdo concurso do IBGE:
Para Agente de Pesquisas e Mapeamento:
- 20 questões de Língua Portuguesa
- 15 de Matemática e Raciocínio Lógico
- 5 de Ética no Serviço Público
- 20 de Geografia
Para Supervisor de Coleta e Qualidade:
- 14 questões de Língua Portuguesa
- 8 de Matemática e Raciocínio Lógico
- 5 de Ética no Serviço Público
- 5 de Noções de Informática
- 14 de Noções de istração e Situações Gerenciais
- 14 de Geografia
Como dito, a última seleção para esses mesmos cargos foi em 2023, quando 7.548 vagas temporárias foram ofertadas.
Os contratos iniciais tinham validade de um ano, mas puderam ser prorrogados por mais dois.
E os salários ofertados
Mas para muita gente, o que interessa mesmo é saber o salário projetado para cada um desses cargos:
Agente de Pesquisas e Mapeamento
- Salário: R$ 1.387,50
- Funções: Aplicar entrevistas presenciais ou por telefone, registrar características geográficas e coletar dados em campo.
- Jornada: 40 horas semanais (8h por dia)
Supervisor de Coleta e Qualidade
- Salário: R$ 3.100
- Funções: Coordenar equipes, supervisionar a coleta de dados, oferecer e técnico e, em alguns casos, conduzir entrevistas. Podem ser responsáveis por dirigir veículos do IBGE.
- Jornada: 40 horas semanais (8h por dia)
Lula liberou novos concursos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou nesta quinta-feira (10) a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025, abrindo caminho para um verdadeiro pacote de oportunidades em concursos públicos.
A Lei Orçamentária Anual nada mais é do que o Plano de Orçamento para 2025. Trata-se de um documento que estabelece todas as previsões de gastos do poder executivo para o ano, incluindo as despesas para concursos públicos.
Ao todo, são 85.168 vagas previstas para concursos federais, um salto quando comparamos com as 63.766 inicialmente propostas.
A LOA foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União e já confirma a realização de novos concursos públicos federais no decorrer do ano de 2025.