Para quem está de olho em uma vaga no serviço público, as novidades no radar do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) são animadoras, mas exigem atenção.
Na última sexta-feira (25), foi divulgado o resultado final da 3ª turma do curso de formação para Técnico do Seguro Social. O documento, que também traz o desfecho da prova discursiva, está disponível no site do Cebraspe, banca organizadora do concurso.
As justificativas para o deferimento ou indeferimento dos recursos interpostos contra o resultado provisório da prova discursiva serão liberadas a partir de 2 de maio.
Segundo a Federação Nacional dos Sindicatos de trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (FENASPS), a nomeação dos aprovados está prevista para ocorrer até 4 de maio de 2025.
Novo concurso do INSS
Em entrevista recente, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, confirmou que um novo concurso está sendo preparado, mas desta vez, para o cargo de Analista do Seguro Social
Até aqui, o que se sabe sobre este assunto é que:
- Serão 1.000 vagas de nível superior.
- O edital deve contemplar todo o país, com prioridade para as regiões Norte e Nordeste, onde há maior carência de pessoal.
- O certame está em fase final de estudos e deve estar pronto até julho de 2025.
As especialidades previstas são bem diversas. Confira algumas áreas que podem ser contempladas:
- Direito
- istração
- Engenharia (várias especializações)
- Estatística
- Arquitetura
- TI
- Psicologia
- Serviço Social
- Letras
- Publicidade
- Jornalismo
- Terapia Ocupacional, entre outras.
Outros concursos federais
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou recentemente a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025, abrindo caminho para um verdadeiro pacote de oportunidades em concursos públicos.
A Lei Orçamentária Anual nada mais é do que o Plano de Orçamento para 2025. Trata-se de um documento que estabelece todas as previsões de gastos do poder executivo para o ano, incluindo as despesas para concursos públicos.
Ao todo, são 85.168 vagas previstas para concursos federais, um salto quando comparamos com as 63.766 inicialmente propostas.
A LOA foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União e já confirma a realização de novos concursos públicos federais no decorrer do ano de 2025.
Com o Orçamento aprovado, o cenário dos concursos federais começa a se movimentar. Veja o que acontece com esta decisão:
- Liberação de nomeações de aprovados no Concurso Nacional Unificado (CNU);
- Destravamento de novos concursos, como os do Ibama, ICMBio e Polícia Federal;
- R$27,9 bilhões reservados para reajustes salariais dos servidores, com pagamento retroativo a janeiro;
- Aumento do número de vagas propostas, que ou de 63 mil para mais de 85 mil.
A distribuição das vagas para além do INSS
Entre as 85.168 vagas previstas, o governo federal pretende realizar uma divisão entre os diferentes poderes e órgãos da União. Veja como fica a distribuição:
Poder executivo: 79.591 vagas
- 53.717 para provimento imediato
- 25.874 para criação de novos cargos
Poder Judiciário: 4.753 vagas
- 3.564 para provimento;
- 1.189 para criação
Poder Legislativo: 416 vagas
- Todas para provimento
Defensoria Pública da União: 134 vagas
- 43 para provimento;
- 91 para criação
Ministério Público da União: 274 vagas
- 232 para provimento;
- 42 para criação
É importante destacar que essas vagas são previsões orçamentárias. Por agora, elas ainda não significam autorizações automáticas para concurso. Cada órgão ainda precisa solicitar a autorização formal.
De todo modo, com a liberação do dinheiro no Plano de Orçamento, pode-se dizer que muito provavelmente todos esses órgãos solicitarão os concursos.
Um dos pontos que mais chama atenção no Plano de Orçamento é a criação de 21.204 novos cargos no Ministério da Educação (MEC).
Essa mudança foi validada pelo relatório final da Comissão Mista de Orçamento (CMO) e pode abrir muitas portas para quem deseja atuar na área.
Vale frisar que o governo federal já indicou que vai realizar uma espécie de Enem dos Concursos voltado apenas para a área de educação.